A literatura durante todo processo de evolução cultural do homem tem um papel de destaque, pois é através dela que se ficam registrados momentos históricos ocorridos socialmente, pois em cada época literária, são atribuídas à literatura natureza e funções distintas, condizentes com a realidade cultural e, portanto, social, da época.
Em pesquisas realizadas, encontrei a seguinte exposição de uma pessoa em relação a literatura na sociedade atual:
1) está receptiva a novas mídias que vão além do livro. Embora o livro continue sendo o principal meio de divulgação literária, cada vez mais a Internet e as mídias digitais vêm ganhando mercado.
2) está mais diversificada. Há obras para todos os gêneros e gostos ao mesmo. Antes do Modernismo, cada época literária só deixava existir livros com as características da época.
3) está mais comercial. Os grandes autores chegam a vender milhões de cópias de seus livros, junto com a produção de cinema ou música. A literatura também vem se rendendo ao mercado e cada vez mais associamos o bom autor a aquele que vende mais.
4) está menos suscetível à crítica literária, porque cada vez mas quem opina é o mercado, o consumidor de livros. Antes, a voz dos críticos era mais presente e tinha o poder de julgamento (a crítica era feita entre os próprios escritores). Hoje, criticar é quebra de contrato.
5) está mais difundida e democrática. Antes, ser escritor era para poucos. Hoje, qualquer blogueiro publica as suas histórias. Antes, acesso à literatura era para poucos, hoje, com a Internet, os sebos e leis de incentivo à leitura, os livros são muito mais acessíveis do que antes.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100315143027AAHSeaJ